Isaura Daniel
São Paulo – O Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (Ipri) vai promover o seminário "Diálogo América do Sul – Países Árabes", nos dias 14 e 15 de setembro, como preparação à reunião de cúpula entre chefes de estado dos países árabes e sul-americanos, prevista para ocorrer no início do próximo ano no Brasil. O seminário vai acontecer no Hotel Intercontinental, na cidade de São Paulo.
"Queremos aproveitar a oportunidade da cúpula para tornar o mundo árabe mais conhecido no Brasil", diz Heloisa Vilhena de Araújo, diretora do Ipri. O instituto é o braço de pesquisas da Fundação Alexandre de Gusmão, instituição ligada ao Ministério de Relações Exteriores e encarregada de promover atividades culturais e acadêmicas ligadas à política internacional brasileira.
O seminário vai abordar temas ligados à história, religião, direito e cultura dos países árabes. As palestras serão feitas por 14 acadêmicos do Brasil, Peru, Chile, Argentina, Marrocos, Tunísia, Egito e Palestina. Seis outros professores universitários e diplomatas brasileiros vão trabalhar como moderadores dos debates.
Haverá palestras sobre as relações entre o islã e a política, as leis básicas do islamismo adotadas como regras sociais nas comunidades árabes, os principais fundamentos sociais dos países, a tradução de grandes obras literárias para idiomas ocidentais, a imagem que a população árabe tem da América do Sul e as suas prioridades na atuação internacional.
Seis palestrantes virão de universidades árabes para o seminário. De acordo com Heloisa, eles foram indicados ao Ministério de Relações Exteriores por acadêmicos brasileiros que são especialistas em assuntos ligados ao mundo árabe. Os palestrantes da América do Sul também são profissionais que trabalham com pesquisas ligadas diretamente ao tema.
Entre os árabes estarão Mohamed El-Ferrane, professor da Universidade Hassan II, do Marrocos, que vai falar sobre a Sharya, fundamentos básicos do islamismo, Mona Anis, jornalista e editora do jornal egípcio Al-ahram, que tratará de mostrar como os meios de comunicação apresentam a América do Sul aos egípcios, e Mahmud Ali Makki, da Universidade do Cairo, com o tema "O conceito de nação árabe". O conteúdo do seminário vai virar uma publicação.
São Paulo
A discussão não vai entrar em temas que serão abordados na cúpula do próximo ano, como comércio e políticas internacionais. Diferente do encontro de 2005, uma reunião fechada entre diplomatas e chefes de estado, o seminário vai ser aberto ao público em geral. São Paulo foi escolhida como sede justamente por comportar uma grande colônia de imigrantes e descendentes de imigrantes árabes.
O seminário é uma iniciativa do próprio Ipri. O instituto normalmente organiza debates sobre regiões com as quais o Brasil esteja estreitando seus laços comerciais ou diplomáticos. O objetivo é estimular o estudo e a pesquisa sobre países que são prioridade na política externa brasileira. Em novembro do ano passado, o Ipri promoveu, em conjunto com universidades brasileiras, uma série de cinco seminários sobre os países membros da Comunidade Andina das Nações.
Cúpula
A realização da cúpula entre países árabes e sul-americanos foi uma iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, os chefes de estado vão discutir o estreitamento das relações comerciais e diplomáticas entre as duas regiões. O governo brasileiro chegou a falar inclusive em dar início a um acordo de livre comércio com as nações árabes a partir do encontro.
O Mercosul, bloco econômico formado por Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil, já está formatando acordos comerciais com o Egito e o Marrocos. O Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), formado por Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã, também solicitou o início das conversas por um tratado com o Mercosul.
Para o seminário dos dias 14 e 15 não é necessário fazer inscrição prévia. O auditório onde ocorrerão os debates comporta cem pessoas. Maiores informações e o programa completo do seminário podem ser vistos no site do Ministério de Relações Exterior (veja endereço abaixo).
Diálogo América do Sul – Países Árabes
Data: 14 e 15 de setembro (terça e quarta-feira)
Horário: 9h30 às19h (dia 14) e 10h às 18h (dia 15)
Local: Hotel Intercontinental, rua Alameda Santos, 1123
Inscrições: gratuitas no local
Informações: www.itamaraty.gov.br ou 55 (61) 411 6786

