São Paulo – Entre os produtos que os países árabes estão apresentando na Apas Show deste ano, estão doces típicos. Dos mais conhecidos no Brasil, como o baklava, até itens como o mamoul, o barazek e a halqoum. Duas empresas da Jordânia, focadas neste setor, estão expondo no estande da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A feira é a maior da América Latina no setor supermercadista.
Uma das empresas especializadas em doces árabes é a Aghati for Sweets and Ice Cream. Empresa familiar, o fundador da Aghati trabalha com doces desde 2009, mas foi em 2016 que a marca foi constituída. Hoje, já são 45 produtos vendidos em diferentes embalagens, algumas delas sortidas.
A empresa já exporta para países do Oriente Médio, América do Norte e Europa. “É a primeira vez que participamos desta feira no Brasil e queremos abrir este mercado”, explicou à ANBA Anas Homsi, executivo da marca.
Outra marca dedicada aos doces é a Anabtawi Sweets. A companhia é jordano-palestina e foi fundada há 45 anos. “Temos a maior fábrica de doces do Oriente Médio, 28 lojas espalhadas por países como Iraque, Jordânia, Palestina e Egito, além de distribuidores nos Estados Unidos, Canadá, França, Arábia Saudita e Catar”, disse Nael Anabtawi, gerente geral da empresa.
A companhia quer, agora, expandir para o Brasil e demais países da América Latina, com interesse especial também pelo Chile. A Anabtawi é especializada em baklava, mas tem também opções de doces sem glúten, vegetarianos e orgânicos. A marca vende, ainda, cafés industrializados especialmente para os preparos turco e árabe.
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