Do Tocantins, artista expõe e ganha prêmio nos Emirados

Núbio Brito teve sua tela ‘Ciganos’ premiada em evento em Dubai. O artista tocantinense voltou a pintar aos 40 anos e já expôs também em Paris e em Londres.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – Do Tocantins, o artista plástico Núbio Cunha Brito teve uma obra exposta em maio deste ano em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A tela ‘Ciganos’ recebeu um prêmio por sua criatividade, durante o tempo em que esteve em exposição. O evento contou com a arte de pessoas de 14 países e foi realizada pela Associação Internacional de Artistas e Parceiros Artcom Expo.

Nascido e criado na região de Gurupi, no Tocantins, Brito tem uma carreira consolidada em comunicação e como jornalista, é também escritor com dois títulos publicados, mas foi em 2019 que retomou a vocação para as artes, que tem desde os 12 anos. “Quando completei 40 anos, estava em Palmas, e me veio uma vontade muito grande de me presentar e, então comprei telas e tintas e comecei a pintar”, disse ele em entrevista por telefone à ANBA.

O artista não pôde estar na mostra em Dubai, mas recebeu registros do evento. Ao fundo, sua tela ‘Ciganos’.

Quadros e tinta a óleo em mãos, o artista passou a delinear e colorir diferentes cenas. Segundo ele, a maioria é fruto de uma produção intuitiva. “O certo é que eu fui produzindo esses trabalhos e de lá para cá eu pude perceber que havia uma transformação de tela após tela. Eu podia sentir claramente que essas intuições faziam parte desse processo de desenvolvimento da minha arte”, explicou ele.

Arte intuitiva

Dessa forma de produzir nasceram pinturas como “A Rendeira de Bilro”, e “Recanto das Flores”, ambas também obras que estiveram em mostras no exterior. A primeira foi premiada em Paris, na França, e a segunda, esteve exposta em Londres, no Reino Unido.

As exposições foram realizadas também através da curadora do ArtCom, que conheceu as obras de Brito em 2019, através de uma amiga em comum. “Quando [a primeira tela] foi premiada como uma das melhores obras brasileiras, foi uma surpresa, eu não esperava. Depois surgiu a oportunidade em Londres. Participei novamente e consegui que minha tela fosse colocada entre as três melhores da exposição”, lembra ele.

O artista nasceu e vive no Tocantins

Assim, veio também o convite para a participação no evento dos Emirados e um novo prêmio. Mas o artista lembra que até agora os esforços para levar os quadros para fora do País ainda não contam com patrocínio. “Tenho feito tudo com recursos próprios, mas procuro por apoio para viabilizar próximas exposições”, afirmou.

Para o futuro, uma das prioridades de Brito é contribuir para que a arte possa se tornar mais acessível, especialmente em seu estado. “Quero muito poder dar aulas, oferecer meu conhecimento de alguma forma para levar a arte a mais pessoas. E para que mais pessoas saibam que um artista do Tocantins pode ter suas obras em locais tão distantes”, concluiu ele.

Contato

Núbio Cunha Brito
Contato: 63 99137-2552
nubio.brito@gmail.com

Núbio Brito/Arquivo pessoal
Núbio Brito/Arquivo pessoal
Núbio Brito/Arquivo pessoal

Publicações relacionadas