São Paulo – Mais de 170 representantes da sociedade civil, de países de todos os continentes, estão reunidos em Doha, capital do Catar, nesta terça e quarta-feira (04), para o pré-fórum da Aliança das Civilizações, evento que irá discutir a convergência de assuntos interculturais, de governança e de desenvolvimento, com foco no mundo árabe.
A Aliança das Civilizações é uma iniciativa das Nações Unidas, estabelecida em 2005, com o objetivo de mobilizar a opinião pública mundial para a superação de preconceitos entre os povos. O evento desta semana é uma preparação para o fórum principal que ocorrerá em dezembro.
Os assuntos prioritários a serem discutidos no pré-fórum serão a consolidação da educação, a juventude, a mídia e programas de migração. O objetivo é encorajar um envolvimento maior dos tomadores de decisões em cada país, nos âmbitos públicos e privados.
De acordo com o site da organização do evento, dois brasileiros participarão do pré-fórum, uma representante da Universidade Cândido Mendes, e um representante da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.