São Paulo – O dólar encerrou esta terça-feira (07) em queda de 1,223%, cotado a R$ 3,448, e influenciou também na queda de outras moedas, como euro, libra e peso argentino. A moeda norte-americana encerrou o dia em baixa porque a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou a indicação do economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central, e porque ele deu declarações de que irá buscar levar a inflação a 4,5% ao ano e defendeu o câmbio flutuante. A indicação ainda precisa ser aprovada pelo plenário do Senado.
Outros motivos que levaram à desvalorização do dólar em comparação com o real, segundo informações da agência Reuters, foram o aumento do preço do petróleo e a menor expectativa em relação ao aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.
O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) encerrou o dia em leve alta, de 0,11%, a 50.487 pontos, após operar o dia todo em queda. Influenciaram o Ibovespa o cenário externo favorável e a apreensão com o cenário político brasileiro.