Da redação*
São Paulo – A companhia DP World, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou que vai investir 500 milhões de euros em portos no Senegal, 25% mais do que o valor acordado quando a companhia de Dubai recebeu uma concessão do governo senegalês em junho. As informações foram divulgadas pelo site do jornal árabe Gulf News.
A companhia assinou um acordo formal para administrar o terminal de contêineres em Dacar a partir do final deste ano e para construir um novo terminal no Porto de Futur, que deverá entrar em operação em 2011.
A DP World informou em nota à imprensa que vai contribuir com mais de 500 milhões de euros "por meio de investimento direto e compra de ações do Departamento de Portos de Dacar". Os gastos com o terminal de Dacar devem ser de 115 milhões de euros, duplicando a capacidade para 550 mil contêineres de vinte pés (TEUs). A primeira fase da obra deverá ser concluída em 2010.
A segunda fase do empreendimento vai incluir o projeto, financiamento, construção e administração do novo terminal de contêineres, com capacidade para 1,75 milhões de TEUs. A DP World vai investir 335 milhões de euros na segunda fase.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum