Emirates News Agency
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – Foi aberto em Dubai o primeiro centro dedicado ao treinamento de falcões no Oriente Médio. Construído pela prefeitura de Dubai, ao custo de US$ 4,3 milhões, o Centro Nacional de Falcões (National Falcon Centre), localizado no bairro de Nad Al Sheba a dez minutos do centro da cidade, deve incentivar ainda mais a arte de falcoaria como passatempo nacional.
"O centro será um local ideal para todas as atividades relacionadas à falcoaria (criação de falcões), incluindo a caça", informou o engenheiro e diretor-geral assistente para Ruas e Projetos em Geral do município de Dubai, Mattar Al Tayer.
O centro, cuja construção demorou sete meses, fica próximo à pista de corridasde camelos e ao mercado de camelos. De acordo com o jornal árabe Gulf News, as instalações ocupam uma área de 27 mil metros quadrados e incluem uma exposição permanente e um museu sobre a história dos falcões.
Há várias salas dedicadas à cultura ligada à atividade. A primeira sala apresenta a falcoaria e fala sobre reis da Península Arábica que praticaram este esporte no passado. A segunda é dedicada à vida dos falcões, incluindo programas para criação e informações sobre falcões usados para caça. A terceira mostra filmes sobre métodos tradicionais e modernos de caça com falcões nos Emirados, sobre a história do esporte e sobre treinamento.
Uma quarta sala contém informações sobre criação, saúde, e cativeiro destas aves. Al Tayer informou que há também um mercado com 20 lojas para comerciantes e criadores. A decoração é inspirada em um mercado tradicional. Há também uma pequena mesquita, um café, uma loja de presentes e uma área para o treinamento de falcões. área toda é coberta por uma tenda e tem ar condicionado.
Al Tayer informou que os padrões arquitetônicos tradicionais foram levados em conta em todos os aspectos da estrutura. Há três Barjeels (espécies de condicionadores de ar primitivos) com uma altura de 27 metros cada. Todas as lojas já foram alugadas. Há um veterinário de plantão no local. O estacionamento é vasto e os visitantes também podem utilizar o estacionamento do mercado de camelos ao lado.