São Paulo – O emirado de Dubai se prepara para realizar o seu tradicional festival de compras em janeiro de 2015. O Dubai Shopping Festival ocorre sempre no início do ano, com promoções nos estabelecimentos comerciais do emirado, e está em sua 20ª edição, segundo informações divulgadas pela mídia local. Ele ocorre até o dia 1 de fevereiro.
O tema do ano que vem são justamente os 20 anos do evento. Segundo Laila Mohammad Suhail, CEO do Festivais de Dubai e Estabelecimentos Comerciais, agência do Departamento de Turismo e Marketing de Dubai, organizadora do festival, o objetivo é fazer uma edição monumental. Em declaração publicada no Gulf News, Laila lembrou que o evento foi mantido mesmo em período de crise econômica mundial, enquanto festivais em outros países foram cancelados.
O festival de compras já atraiu, desde 1996, quando começou a ser realizado, 56 milhões de visitantes para Dubai, que injetaram 145 bilhões de dirhams (US$ 39 bilhões) na economia local. Os pilares do evento são compras, entretenimento e premiações. No período costumam ser trazidos ao emirado artistas internacionais e mesmo artistas de rua para shows.
No período prévio ao festival, os empreendimentos de Dubai já começam a anunciar suas atrações e promoções. Eles também fazem decorações especiais para o mês. O Dubai Outlet Mall, shopping do grupo Al Ahli, anunciou aos consumidores a chance de concorrer a um carro de luxo, um Cadillac SRX 2015, a cada compra no valor de 250 dirhams (US$ 68). O mesmo empreendimento promove, na época, um concurso de futuros modelos para desfile no shopping, entre outras iniciativas.