Giuliana Napolitano
São Paulo – De 7 a 14 de dezembro deste ano, um dos restaurantes do luxuoso hotel Jumeirah Beach, em Dubai, serviu apenas pratos tipicamente brasileiros. Bobó de camarão, picadinho de carne, pão de queijo, café e refrigerantes foram algumas das opções oferecidas aos hóspedes e demais clientes. Aconteceu, nesse período, a primeira semana gastronômica do Brasil nos países árabes.
O evento foi organizado pela Taste of Brazil, uma central criada pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação em parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), para promover o setor no mercado externo. “A receptividade foi muito boa”, disse à ANBA uma das coordenadoras do Taste of Brazil, Chrystine Miguel.
A montagem do cardápio e a preparação dos pratos ficaram a cargo do chef pernambucano César Santos, o mesmo que comandou o jantar para cerca de 500 convidados durante a passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos Emirados Árabes Unidos. Nesse jantar, Santos serviu camarão ao molho de manga, cordeiro regado a vinho tinto e mel de engenho e peixe de surubim flambado no azeite e temperado com molho de maracujá.
A semana gastronômica coincidiu com a visita de Lula aos Emirados. O presidente abriu o maior evento de negócios realizado pelo Brasil num país árabe, a Semana do Brasil em Dubai, que ocorreu de 7 a 9 de dezembro também no Jumeirah Beach, complexo hoteleiro que abriga o Burj Al Arab, considerado o hotel mais caro e luxuoso do mundo.
O setor de alimentação teve um stand na semana de negócios e, segundo Chrystine, cerca de dez empresas brasileiras participação: desde veteranas no mercado árabe, como a Sadia e a Perdigão, até Kopenhagen, Santa Ediviges e Sucos Mais.
Dar continuidade para vender
Ainda não há números precisos sobre os negócios gerados nos Emirados Árabes para a indústria de alimentação. Sabe-se, porém, que os contatos comerciais feitos entre empresários brasileiros e árabes durante a Semana do Brasil em Dubai poderão render contratos no valor de US$ 115 milhões nos próximos 6 a 12 meses, de acordo com um balanço divulgado pela Apex neste mês.
Segundo o presidente da Apex, Juan Manuel Quirós, o setor de alimentos foi um dos que mais fez sucesso no mercado árabe, ao lado de calçados, jóias, máquinas e equipamentos, autopeças, móveis, produtos têxteis, softwares e cosméticos.
Chrystine acredita que “há possibilidade de que negócios comecem a ser feitos”. “Pudemos ver que há interesse de ambos os lados”, declarou. Ela ressaltou, no entanto, que “é preciso haver continuidade na prospecção de mercados e nas conversas”.
Esse primeiro contato foi considerado tão positivo que, segundo a coordenadora, o Taste of Brazil está refazendo seu calendário de eventos para o próximo ano para incluir o mercado árabe.
Berlim e Moscou
Em 2004, o Taste of Brazil já tem outras duas semanas gastronômicas programadas: em janeiro, o evento acontece em Berlim, na Alemanha, e em fevereiro, em Moscou, Rússia.
A central foi criada há cerca de três anos pela Abia e pela Apex, com o objetivo de unificar as estratégias de promoção dos produtos alimentícios do Brasil no exterior. O programa atende a 20 setores da indústria de alimentos, entre eles, os de laticínios, ovos, frutas, sucos (exceto laranja), carnes congeladas, mel, biscoitos, chás, refrigerantes e salgadinhos.
Uma das metas da central é ampliar as exportações brasileiras de alimentos em 10% neste ano e mais 10% em 2004. Segundo dados divulgados pelo site da entidade, no ano passado, esse setor vendeu ao mercado internacional US$ 2,1 bilhões. O volume é 23,5% superior ao registrado em 2000.
Contato
www.tasteofbrazil.com.br

