Giuliana Napolitano
São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos devem ser um dos primeiros países a receber a semana gastronômica do Brasil. O projeto foi desenvolvido pela Taste of Brazil, central criada pela Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) em parceria com a Agência de Promoção às Exportações do Brasil (Apex) para promover o setor no mercado externo.
A intenção é realizar a semana gastronômica no final deste ano, para coincidir com a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos países árabes, que está programada para dezembro, informou uma das coordenadoras do Taste of Brazil, Chrystine Miguel.
Chrystine viaja hoje para a cidade de Dubai, pólo econômico e comercial dos Emirados que deve receber o evento, para "fazer a prospecção do mercado" e conhecer as condições de infra-estrutura e logística do país.
Segundo a executiva, a idéia da semana gastronômica é levar os alimentos brasileiros já "na forma de consumo". "É uma nova forma de promoção comercial, que funciona como vitrine para os produtos do país", disse.
"Participam do evento chefes de cozinha, jornalistas e, é claro, importadores, supermercadistas, enfim, empresários que se interessam em conhecer e comprar novos produtos".
Picadinho e refrigerante
Chrystine ressalta, porém, que o objetivo do programa não é só apresentar pratos bem típicos do Brasil – e, por isso, já bastante difundidos – como feijoada e acarajé. "Queremos mostrar a cozinha brasileira, para mostrar que o país tem variedade e é competitivo também em culinária", destaca.
Entre esses pratos contemporâneos, a coordenadora da Taste of Brazil inclui o picadinho de carne, a moqueca de peixe e também itens como pão-de-queijo, café e refrigerantes. "Nos Estados Unidos, por exemplo, o pão-de-queijo já é conhecido, mas nos países árabes, não", exemplifica.
Alguns sabores tradicionais, porém, não podem faltar. É o caso da caipirinha. "Levamos a cachaça e aproveitamos para promover também as frutas", diz Chrystine. O cardápio do evento é montado por um chefe de cozinha brasileiro, que prepara três tipos de refeições – com entrada, prato principal e sobremesa.
A primeira semana gastronômica do Brasil aconteceu no início de outubro, em Portugal. Nos próximos meses, devem ser organizados outros eventos em Nova York, Berlim e Rússia, antes dos Emirados Árabes.
O programa
A central Taste of Brazil foi criada há cerca de três anos pela Abia e pela Apex, com o objetivo de unificar as estratégias de promoção dos produtos alimentícios do Brasil no exterior.
O programa atende a 20 setores da indústria de alimentos, entre eles, os de laticínios, ovos, frutas, sucos (exceto laranja), carnes congeladas, mel, biscoitos, chás, refrigerantes e salgadinhos.
Uma das metas da central é ampliar as exportações brasileiras de alimentos em 10% neste ano e mais 10% em 2004. Segundo dados divulgados pelo site da entidade, no ano passado, esse setor vendeu ao mercado internacional US$ 2,1 bilhões. O volume é 23,5% superior ao registrado em 2000.

