Emirates News Agency*
Dubai – Três empresas de Dubai, o Centro de Commodities de Dubai (DMCC), a bolsa de commodities do emirado, o Techno Park, centro tecnológico cujo foco principal é o setor energético e de água, e a empresa LNG Impel (IMPEL), subsidiária da canadense Galveston LNG Inc que opera no setor de gás natural e tem escritórios em Barbados, Londres e Dubai, anunciaram neste domingo (20) que vão construir um centro de armazenamento de gás natural liquefeito (GNL), com sede no Techno Park de Dubai. O custo total do projeto está estimado em US$ 1 bilhão.
Planejado para ter capacidade de armazenamento entre 1,1 bilhão e 1,8 bilhão de metros cúbicos, o Pólo de Armazenamento de Gás Natural de Dubai será o primeiro do gênero no mundo e oferecerá a seus clientes a possibilidade de armazenar, comercializar e planejar suprimentos de GNL. Através do pólo também será possível executar serviços como misturas do produto. O pólo deve começar a operar em 2010.
Segundo o presidente da DMCC, Tilak K. Doshi, "a abertura desta nova empresa providenciará a compradores e vendedores de gás natural maior flexibilidade e permitirá que fujam de duros e inflexíveis contratos de fornecimento durante longos anos". Segundo o executivo, o pólo permitirá com que compradores e vendedores façam negócios em diferentes épocas, permitindo que contornem flutuações de preços sazonais, importantes fatores no fornecimento de GNL.
*Tradução de Mark Ament