Emirates News Agency*
Dubai – A cidade de Dubai vai ganhar uma linha de bonde de 14 quilômetros seguindo a avenida Al Safooh Road, ligando a região do resort Madinat Jumeirah e o shopping center Mall of the Emirates à Dubai Marina e ao Jumeirah Beach Residence, pontos repletos de atrações turísticas. O projeto vai custar 4 bilhões de dirhans dos Emirados (US$ 1,1 bilhão) e terá 19 estações para servir a zona empresarial central e áreas residenciais.
Segundo o emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o objetivo é criar um moderno sistema de transporte público para acompanhar o crescimento demográfico da região e melhorar a imagem da cidade como moderna. Dubai sofre com pesados congestionamentos.
O diretor-executivo do Departamento de Ruas e Transporte de Dubai (RTA), Mattar Al Tayer, explicou que o projeto do Bonde de Al Safooh faz parte de um plano central para fornecer transporte público em larga escala até 2020, incluindo linhas de metrô, bondes, ônibus e também de transporte aquaviário.
"A linha de Al Safooh terá interligações com a Linha Vermelha do Metrô de Dubai em três pontos da Sheikh Zayed Road (avenida larga que concentra boa parte dos arranha céus da cidade), onde haverá travessias de pedestre permitindo a baldeação de um meio de transporte para o outro. O bonde também terá ligações com o monotrilho da Palm Jumeirah (ilha artificial na forma de uma palmeira) para ajudar no transporte de usuários dos dois modais", declarou Al Tayer.
A seleção das empresas que vão construir o bonde foi realizada por meio de licitação internacional, da qual participaram empresas especializadas na construção de sistemas de metrô e bondes. O contrato foi assinado com um consórcio composto pelas companhias Alstom, da França, Besix, da Bélgica, Serco, da Grã-Bretanha, e a norte-americana Parsons, que fará o desenho do projeto. A empresa francesa Systra vai prestar consultoria para a RTA no empreendimento, segundo o executivo.
"Nos últimos anos as áreas a serem servidas pelo bonde passaram por grande desenvolvimento residencial, comercial e turístico. Também serão incluídas áreas importantes como a Knowledge Village, a Dubai Media City e a Dubai Internet City (áreas comerciais destinadas e setores específicos), além de novos projetos que estão sendo construídos na cidade, como a Dubai Marina”, disse Al Tayer.
De acordo com ele, estudos mostram que na região a ser servida pelo bonde residem cerca de 180 mil pessoas e trabalham outras 210 mil. A densidade populacional da região, explica o executivo, aliada à natureza das atividades realizadas na área, justifica a construção de uma linha de bonde como primeiro passo para criar uma rede de transporte em regiões densamente povoadas da cidade.
O bonde rodará no nível do solo na Avenida Al Safooh, mas utilizará pontes em algumas partes da Dubai Marina. Ele correrá paralelo à Linha Vermelha do Metrô. O Metrô de Dubai ainda está em construção e deve ser inaugurado no próximo ano.
Al Tayer explicou que o veículo da linha de Al Safooh terá 44 metros de comprimento e capacidade para acomodar 300 passageiros. A cidade terá 11 bondes na primeira fase, ganhando mais 14 na segunda fase. Os bondes serão divididos em um vagão de primeira classe (chamada Suíte de Ouro), outro para Mulheres e Crianças, e uma segunda classe (Classe Prata). O acabamento será luxuoso e os veículos terão monitores para informações e também material de entretenimento.
"O bonde não terá linha de fornecimento elétrica aérea, ele utilizará uma rede subterrânea e todas as estações terão ar condicionado", disse Al Tayer.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA