Emirates News Agency*
Dubai – A Dubai World anunciou que está explorando várias possibilidades de investimento na Colômbia. O presidente do grupo, Sultan Ahmed bin Sulayem, reuniu-se com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, em Bogotá, durante uma recente visita ao país. Na ocasião foram discutidas oportunidades de investimento e a crescente parceria econômica entre Dubai e Colômbia.
Bin Sulayem comentou sobre a belezas naturais do país e sobre as promissoras oportunidades oferecidas por ele. Uribe agradeceu à Dubai World pelo interesse em seu país e convidou Sulayem a retornar à Colômbia ainda este ano para visitar possíveis áreas para investimento.
As conversas entre a Dubai World e o governo colombiano incluíram vários setores da economia colombiana, como portos, mineração, resorts turísticos, logística, zonas francas e geração elétrica. A possibilidade de uso das grandes reservas colombianas de carvão mineral também foi analisada.
O comércio não petrolífero entre Dubai e a Colômbia foi de 31,34 milhões de dirhans em 2007 (US$ 8,5 milhões), o que inclui importações, exportações e re-exportações, segundo dados fornecidos pelo Departamento de Estatísticas da Dubai World.
A economia colombiana depende fortemente de seus portos. A posição estratégica do país na América do Sul, no Pacífico, e sua proximidade com os Estados Unidos também são elementos cruciais para sua economia.
A larga experiência da Dubai World no desenvolvimento e administração portuária e de zonas francas, através de suas subsidiárias DP World e Jafza International, apresenta grande oportunidade de investimento.
A DP World já tem investimentos na América do Sul. A empresa está construindo o novo terminal marítimo de Callao, próximo a Lima, a capital peruana. Ela venceu uma licitação que lhe dá direito à construção do terminal e operação do mesmo por 30 anos. A empresa também opera terminais em Cabello, na Venezuela, Caucedo, na República Dominicana, e em Puerto Nuevo, em Buenos Aires.
*Tradução de Mark Ament