São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) de Comores, país árabe da África, deverá encerrar o ano em expansão de 4,1% sobre 2025, quando o crescimento estimado foi de 3,8%, conforme informações divulgadas na quarta-feira (11) pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Uma avaliação da economia do país foi realizada em razão de um programa de apoio financeiro a Comores. Ao final desta análise, o fundo liberou o desembolso de US$ 4,92 milhões de um total acordado de US$ 43 milhões até 2027.
Em sua revisão da economia de Comores, o fundo observou que a inflação manteve a trajetória de queda em 2025 em razão do recuo no preço dos produtos importados. Por este motivo, a inflação anteriormente estimada em 3,8% para 2025 agora foi revisada para 3,5%. As reservas internacionais do país, informou o FMI, equivaliam em 2025 a oito meses de importações.
Diretor-geral adjunto do FMI, Nigel Clarke, emitiu um comunicado sobre a economia de Comores. Ele avalia que as perspectivas econômicas são positivas e que o desempenho do acordo de apoio financeiro ao país tem sido “amplamente satisfatório”. “No entanto, os riscos de queda permanecem significativos, refletindo a fragilidade persistente das Comores e a elevada incerteza global”, afirmou.
O fundo afirmou que as autoridades de Comores estão comprometidas com o fortalecimento da governança, com a transparência e em aprimorar o ambiente de negócios. O FMI citou como medidas importantes a implementar no país a transparência nos contratos de compras públicas e a melhoria contínua na administração das empresas estatais e da administração aduaneira. Reforma do sistema previdenciário, informou o fundo, ajudaria a combater a pobreza e a insegurança alimentar.
Leia mais:
Brasil coopera com Comores em gestão de resíduos


