São Paulo – A economia do Kuwait cresceu 2,6% no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado, segundo o Escritório Central de Estatísticas do Kuwait (KCSB, na sigla em inglês). O avanço se refere ao Produto Interno Bruto (PIB) real, descontada a inflação. Sobre o último trimestre de 2018, houve queda de 1,9%.
O valor do PIB alcançou 10,04 bilhões de dinares kuwaitianos, o equivalente a US$ 32,9 bilhões pela conversão atual. O petróleo movimentou a maior parte da economia do país árabe, respondendo por 53% do PIB, cerca de 5,3 bilhões de dinares kuwaitianos, equivalentes US$ 17,4 bilhões, de acordo com o relatório do KCSB.
Apesar da grande participação do setor petrolífero na economia do Kuwait, houve queda nos valores gerados pelo segmento no primeiro trimestre deste ano em 1,2% sobre os mesmos meses do ano passado. Ocorreu um declínio nos valores mundiais do petróleo no período. Já o PIB do setor não petrolífero cresceu 4,1% na mesma comparação.
A indústria manufatureira representou 6,3% do PIB. A área inclui também a indústria de coque e de refino de petróleo. O setor de atacado e varejo representaram 3,4% da economia, o setor financeiro 9,3% e os serviços 17,7%. O setor público e de defesa responderam por cerca de 10% da economia do Kuwait no primeiro trimestre deste ano.
O setor de serviços, que responde pela maior parte da economia kuwaitiana depois do petróleo, inclui uma gama de atividades, desde educação e saúde até restaurantes, hotéis e transações imobiliárias. O setor público é o terceiro maior gerador de receitas no país árabe, segundo os dados do KCSB.
O PIB nominal do Kuwait avançou 2,1% no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2019. Em relação aos últimos três meses de 2018, houve queda de 5,7%.