Editores do Brasil vão a feira do livro em Abu Dhabi

Liga Brasileira de Editoras terá estande na mostra que ocorre de 25 de abril a 1º de maio na capital dos Emirados Árabes Unidos.

André Barros
andre.barros@anba.com.br

São Paulo – A literatura brasileira estará representada na Abu Dhabi International Book Fair, feira do livro da capital dos Emirados Árabes Unidos que será realizada de 25 de abril a 1º de maio. A Liga Brasileira de Editoras (Libre), que representa editoras independentes do País, terá um estande institucional no evento, atendendo a um convite da organização.

Mais: a diretora de relações internacionais da entidade, Mariana Warth, fará uma palestra apresentando o mercado editorial brasileiro, as editoras independentes, a Libre e a plataforma Nuvem de Livros – uma espécie de biblioteca virtual desenvolvida por brasileiros, com cobrança mensal que dá acesso a diversas publicações. “É como se fosse o ‘Netflix’ dos livros”, explica a diretora, em referência ao serviço de vídeos e filmes via streaming.

Mostra atrai pessoal do mercado editorial do Oriente Médio e norte da África

A participação brasileira será a primeira na feira do emirado. “Sempre focamos nas feiras internacionais mais tradicionais, como Bolonha [na Itália] e Guadalajara [no México]. Há dois anos começamos a nos aproximar mais da organização de Abu Dhabi, até que chegou esse convite, que abre oportunidade para uma participação institucional [da Libre]”, conta Warth.

Segundo Warth o estande da Libre não venderá livros. O objetivo é divulgar os autores brasileiros para as editoras do Oriente Médio e Norte da África, a maior parte do público da feira. “Há um desconhecimento grande das duas partes, difícil encontrar algum autor que rompa barreiras e faça sucesso. Indo para lá, poderemos estreitar esses laços e manter um contato mais efetivo”, afirmou a diretora da Libre.

A agenda da diretora ainda não está fechada, mas ela pretende fazer rodadas de negócios com editores árabes. Warth diz ter conhecidos em alguns países, como a Síria, e quer marcar encontros com executivos de editoras e entidades de outros países para aproximar as relações.

Sobre a Nuvem dos Livros, um empreendimento brasileiro, a ideia é expandir a estratégia de internacionalização. Warth disse que a plataforma já está disponível na Espanha, Cabo Verde e deverá ser lançada em breve em Portugal, enquanto seguem negociações com China e outros mercados. “Podemos abastecer a plataforma com publicações de editoras árabes também”, projeta.

A comitiva da Libre embarca para Abu Dhabi na próxima terça-feira (24) e tem retorno agendado para o dia seguinte do encerramento da feira. A Feira Internacional do Livro de Abu Dhabi será realizada no Abu Dhabi National Exhibition Centre de 25 de abril a 1º de maio, das 09 às 22 horas, exceto na sexta-feira (27), quando os portões se abrirão apenas às 16 horas.

Este ano a Polônia é a convidada de honra da feira, que atrai em torno de 1.320 expositores de 65 países.

Serviço

Abu Dhabi International Book Fair
De 25 de abril a 1º de maio
Local: Abu Dhabi National Exhibition Centre
Mais informações: http://www.adbookfair.com/

Divulgação
Divulgação

Publicações relacionadas