São Paulo – O professor e pesquisador egípcio Maged El Gebaly, chefe do departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Assuã, irá ministrar duas palestras e dois minicursos na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Os encontros começam nesta quinta-feira (28) e vão até o dia 02 de agosto.
El Gebaly é doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Nas palestras, marcadas para os dias 28 de julho e 01 de agosto, ele irá abordar o tema Questões interculturais entre o Egito e o Brasil. Os minicursos, com o tema Literatura da imigração árabe no Norte do Brasil, ocorrem nos dias 29 de julho e 02 de agosto.
O professor é responsável pela criação do primeiro programa voltado a estudantes árabes e africanos em língua portuguesa. A formatura da primeira turma foi realizada em 24 de junho do ano passado e contou com a presença do embaixador brasileiro no Cairo, Ruy Pacheco de Azevedo Amaral.
A UFT, por meio do seu departamento de Língua Portuguesa, tem um acordo de cooperação com a Universidade de Assuã que tem por objetivo o ensino do português brasileiro no Egito. El Gebaly é um dos responsáveis por esse trabalho.
Em uma entrevista concedida ao programa de TV da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), El Gebaly afirmou que o projeto tem o propósito de formar profissionais capazes de traduzir do árabe para o português e do português para o árabe. Segundo o professor, os alunos pesquisam também temas culturais de interesse mútuo entre o Brasil e os países árabes.
Para El Gebaly, o ensino de línguas é uma forma de ajudar a conter o aumento da violência em sua região, uma das mais pobres do Egito. Segundo ele, no ensino de línguas, o aluno aprende a lidar diariamente com as diferenças. De acordo com o professor, a universidade egípcia recebe muitos estudantes interessados na experiência brasileira em temas sociais, como o combate à pobreza.
Serviço
Palestras e minicursos com Maged El Gebaly
Campus de Araguaína (Auditório do PPGL):
28/07/2016, às 19h30: Palestra “Questões interculturais entre o Egito e o Brasil”
29/07/2016, às 9 horas: Minicurso “Literatura da imigração árabe no Norte do Brasil”
Endereço: Av. Paraguai, s/n – esquina com Rua Uxiramas – Setor Cimba, Palmas, TO
Campus de Porto Nacional (Auditório):
01/08/2016, às 9 horas: Palestra “Questões interculturais entre o Egito e o Brasil”;
02/08/2016, às 9 horas: Minicurso “Literatura da imigração Árabe no Norte do Brasil”
Endereço: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/Nº, Setor Jardim dos Ipês, Palmas, TO
Entrada gratuita
Mais informações estão disponíveis no link http://migre.me/ut2hu


