São Paulo – O egípcio Amr Farouk será um dos palestrantes da “Conferência Internacional Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: Um Chamado para a Ação”, que ocorre na próxima semana, entre os dias 03 e 05 de dezembro, em Manaus, no estado do Amazonas. Cientistas de várias partes do mundo e do Brasil participam do encontro.
A conferência tem por objetivo sensibilizar as academias de ciências ao redor do mundo para que mobilizem a comunidade científica dos seus países a envolverem-se com a agenda de desenvolvimento pós-2015.
Há 14 anos, os países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) firmaram compromisso de combater a pobreza extrema e outros problemas mundiais, por meio de oito metas chamadas Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Para depois de 2015 estão sendo traçadas novas metas, que estão sendo chamados de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
O encontro em Manaus é organizado pela Academia Nacional de Medicina e o Comitê pela Erradicação da Pobreza da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), com a parceria de outras instituições brasileiras e internacionais, como a Academia Brasileira de Ciências.
A conferência ocorre na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e reunirá, principalmente, cientistas e pesquisadores. Serão três dias de debates, com palestrantes de países como Venezuela, China, Alemanha, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Japão, África do Sul, Índia, Etiópia, Coreia do Sul, Suécia, Reino Unido, Estados Unidos, além do Brasil.
Amr Farouk, do Egito, participa do painel “Ciência para a segurança alimentar: enfrentando o desafio de alimentar o mundo”, que também terá a abordagem de Claudio Bifano, da Venezuela, Charles Clement, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) do Brasil, Linxiu Zhang, da China, Alan Bojanic, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), e Joachim Schieman, da Alemanha.
Farouk representou seu país em várias organizações nacionais e internacionais e foi ministro conselheiro do Ministério da Pesquisa Científica e Tecnológica do Egito em 2008. Ele também foi chefe de gabinete do Mercado Comum do Leste e Sul da África (Comesa), onde desenvolveu várias estratégias pela cooperação agrícola africana, entre outras atividades.
Além da segurança alimentar, serão temas da conferência o acesso à água, acesso à saúde, políticas sociais e econômicas, erradicação da pobreza e desenvolvimento sustentável. O painel sobre segurança alimentar ocorre no primeiro dia da conferência, das 9h30 às 12h30, após a cerimônia de abertura.
Conferência Internacional IAP
Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: Um Chamado para a Ação
De 03 a 05 de dezembro de 2014
No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)
Av. André Araújo, 2.936 – Manaus – Amazonas
Mais informações: http://www.abc.org.br/article.php3?id_article=3713