Cairo – Empresas egípcias e sauditas assinaram 14 novos acordos de investimento, no valor de US$ 7,7 bilhões, durante visita do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman ao Cairo. Os acordos são em infraestrutura, logística, gestão portuária, indústrias alimentícias, farmacêutica, energia, energia renovável, sistema de pagamento eletrônico, soluções financeiras e tecnologia da informação.
Os acordos e memorandos de entendimentos foram firmados por grupos de investimentos sauditas com autoridades governamentais e agências privadas egípcias, na presença de ministros e lideranças de entidades. O CEO da Autoridade Geral de Investimentos e Zonas Francas do Egito (Gafi), Mohamed Abdel-Wahab, disse que os acordos representam um salto importante nas relações de investimento entre os dois países, não apenas em termos de montantes monetários, mas como agregação de valor nas economias do Egito e Arábia Saudita e apoio aos setores de infraestrutura, logística e tecnologia.
De acordo com Abdel-Wahab, os novos acordos confirmam a força das relações históricas e econômicas que unem os dois países irmãos. O executivo explicou que a Gafi exercerá o seu papel para apoiar os projetos de investimento sauditas, além de remover todos os desafios para sua implementação.
Ele acrescentou que uma licença dourada será concedida a empresas que estabelecem projetos estratégicos ou nacionais, além de facilitar a obtenção de terrenos. Os investidores sauditas receberão as informações necessárias sobre as novas oportunidades de investimento disponíveis, no mapa de investimentos do Egito, que inclui mais mais de 2.700 oportunidades em diversos setores.