Cairo – O governo egípcio está agindo para acelerar o desenvolvimento do turismo e aproveitar ao máximo esse segmento na economia do país, já que ele é vital para atrair moeda estrangeira e aumentar as receitas em dólares do Egito. O país goza de grande potencial e reputação no mundo como destino turístico.
Na última semana, o primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, fez duas reunião com investidores para formular uma política de longo prazo na área. O governo planeja promover as condições necessárias para aumentar a quantidade de quartos de hotel e disponibilizar recursos e incentivos para atrair investidores locais e estrangeiros. O objetivo é aumentar o número de quartos em 40 a 50 mil novas unidades por ano nos próximos cinco anos. O governo está fazendo dessa uma das estratégias para atrair 30 milhões de turistas ao ano.
O primeiro-ministro disse que o governo está aberto para ouvir as ideias e propostas dos investidores nesse setor, com o objetivo de dar um salto qualitativo no mesmo. Madbouly fez referência ao acordo com o Ministério da Aviação para disponibilizar o maior número possível de aeronaves de baixo custo, que é uma das demandas repetidas com maior frequência para o desenvolvimento do Egito como destino turístico.
Madbouly disse que o governo tem várias ideias para aumentar as vagas em hoteis. A primeira é a exploração dos edifícios públicos desocupados depois da mudança para a nova capital administrativa, convertendo-os em hotéis. A segunda é a disponibilidade do governo para estabelecer uma parceria com investidores do setor de turismo, em que o Estado assumirá a construção de hotéis em áreas públicas, enquanto os investidores assumirão integralmente a gestão e o marketing. Segundo ele, a construção será executada de acordo com os projetos apresentados pelos investidores e haverá disponibilidade para transferir posteriormente a propriedade aos investidores que assim o desejarem, de acordo com condições previamente estabelecidas.
Por sua vez, o presidente da Federação das Câmaras de Turismo do Egito, Ahmed Al-Wasif, disse que o setor de turismo pode atingir as metas do governo. Ele sinalizou que será feito um trabalho com a participação de parceiros no exterior, com o objetivo de diversificar as opções de atrações turísticas. Acrescentou que a ideia de explorar edifícios governamentais desocupados para investimento hoteleiro também será estudada.
Al-Wasif também apresentou uma série de desafios enfrentados pelos investidores desse setor, relacionados a questões como financiamento ou unificação das taxas de agências governamentais. Ele disse que os incentivos ao investimento disponibilizados pelo governo no período recente deverão ter uma boa receptividade no setor.
Investidores que participaram da reunião expressaram a necessidade de novas medidas que facilitem a obtenção de licenças, tendo em vista o crescimento na quantidade de edifícios relacionados ao turismo. Por outro lado, enfatizaram a necessidade da participação de investidores estrangeiros, já que a concorrência que impulsiona a melhoria na qualidade.
O ministro do Turismo e Antiguidades do Egito, Ahmed Issa, disse que está em andamento o trabalho para preparar pacotes de incentivo para o setor, que contribuirão, juntamente com a disponibilização de áreas, para alcançar as metas estabelecidas pelo governo.
Tradução do árabe de Georgette Merkhan