São Paulo – De 05 a 06 de maio, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Governo do Egito e o Banco Central da nação africana organizarão em conjunto uma conferência com a presença de lideranças e autoridades no Cairo. O objetivo é promover um crescimento econômico maior e a criação de mais empregos no país.
Segundo informou em comunicado o FMI, o objetivo do evento é reconhecer o sucesso da estabilização macroeconômica alcançada pelo Egito e ajudar a construir um consenso em torno das reformas necessárias para alcançar um crescimento maior e mais inclusivo da economia, além de criar empregos de forma sustentável para atender às necessidades dos jovens egípcios e a crescente população.
O evento deverá reunir formuladores de políticas públicas internacionais e egípcios de alto nível, além de outros especialistas, para uma troca de ideias e reflexões sobre experiências bem-sucedidas de reformas estruturais ao redor do globo – e como elas podem ser relevantes dentro do contexto egípcio.
O FMI destacou alguns tópicos que serão discutidos na conferência: a estabilização macroeconômica como base para o crescimento inclusivo e a criação de empregos; estratégias de reformas bem-sucedidas e lições de outros países; e políticas para promover o crescimento inclusivo liderado pelo setor privado. Também está programada uma sessão de conclusão, em que são esperadas opiniões de representantes da sociedade civil, da área acadêmica e do setor privado.
“A conferência pretende lançar luz sobre as melhores práticas globais e experiências relevantes bem-sucedidas que podem ajudar a fortalecer a agenda de reformas estruturais do Egito e abordar seus desafios de médio prazo”, diz o comunicado.
Entre os oradores esperados estão o primeiro-ministro do país, Sherif Ismail, o primeiro diretor-adjunto do FMI, David Lipton, o chefe do Banco Central do Egito, Tarek Amer, e o ministro das Finanças da nação árabe, Amr El Garhy.
Para informações adicionais sobre a conferência, o FMI pede que contatem por e-mail Randa Elnagar (relnagar@imf.org) e o escritório do Fundo no Egito (rr-egy@imf.org).


