Cairo – Egito progrediu uma posição no ranking de países mais atraentes para investimento no setor de energia renovável, segundo índice divulgado pela Ernst & Young referente ao mês de outubro. O levantamento aponta que, de um total de 40 países, o Egito ocupou a 19ª posição, atingindo 57,8 pontos, ante a 20ª colocação em maio deste ano. Entre os países árabes, os egípcios ficaram em segundo lugar, atrás do Marrocos.
Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar no índice de energia renovável da consultoria Ernst & Young, com 72,8 pontos, seguidos pela China, Índia, França e Reino Unido. Em contrapartida, as duas últimas colocações foram preenchidas por Quênia e Indonésia, respectivamente.
Vale destacar que desde 2003, o índice é divulgado duas vezes por ano, classificando os 40 melhores mercados do mundo em termos de atratividade de investimentos no setor de energia renovável e probabilidades de expansão. O ranking analisa os projetos de energia renovável lançados por esses países e a adoção de medidas na produção.
Além disso, o índice afere a produtividade desses projetos e suas participações no atendimento às necessidades energéticas dos países, considerando dados de energia eólica, energia solar, geotérmica e hidrelétrica. Ele fornece uma visão aprofundada do mercado de energia renovável e as tendências e desafios do setor.