Cairo – O consultor de exportação da indústria de alimentos do Projeto de Desenvolvimento do Comércio e do Projeto de Desenvolvimento das Exportações para Pequenas e Médias Empresas Egípcias, Mohamed Habib (foto acima), estimou que o montante de financiamento fornecido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) para desenvolver a exportação de pequenas e médias empresas egípcias deve trazer retorno de vendas de até US$ 255 milhões. A agência disponibilizou US$ 40 milhões em cinco anos.
Ele destacou que o projeto visa habilitar 30 empresas egípcias de cinco setores industriais e ajudar essas companhias a exportarem já no próximo ano. Os segmentos são indústria alimentar, engenharia, materiais de construção, produtos químicos e têxteis.
Habib explicou que a única condição para aderir e se beneficiar do auxílio é atender à definição do Banco Central do Egito de pequenas e médias empresas. Será dada preferência a empresas localizadas na região do Alto Egito ou dirigidas por mulheres egípcias, mas, segundo ele, esta não é um requisito para a adesão.
Habib afirmou que os componentes principais do projeto são melhorar a capacidade de exportação das empresas, capacitar instituições de apoio ao comércio, como conselhos de exportação, desenvolver políticas de comércio e investimento e melhorar o ambiente institucional com o objetivo de formar clima propício à sustentabilidade das exportações.
Ele observou que o projeto permitirá que as empresas beneficiárias obtenham alguns serviços, como a concessão de certificados de qualidade para penetrar nos mercados-alvo e bolsas de treinamento para estimular o aumento das exportações. O projeto objetiva também aumentar a capacidade das pequenas empresas de elevar o nível dos produtos exportados e dar apoio para que pequenas empresas possam penetrar em novos mercados e exportar.
Na Food Africa
Habib destacou que a implementação do projeto teve início em dois setores: de engenharia e na indústria de alimentos. Foram recebidos pedidos de cerca de 39 empresas de alimentos, 14 das quais participaram da feira Food Africa, sendo oriundas de diferentes regiões como Beni Suef, Luxor, Burj Al Arab e Sharqia. A iniciativa teve no foco 20 produtos como vegetais congelados, tâmaras, molhos à base de tomate, entre outros. A Food Africa é uma feira de alimentos que ocorre no Egito, cuja última edição foi de 12 a 14 de dezembro de 2021.
*Tradução do árabe de Georgette Merkhan