Dubai – A Autoridade Geral de Investimentos do Egito (Gafi) ganhou o prêmio de melhor agência de promoção de investimentos do Oriente Médio e Norte da África no Annual Investment Meeting (AIM), conferência sobre investimentos estrangeiros diretos que terminou nesta quarta-feira (11) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Marrocos foi o outro finalista.
A CEO da Gafi, Mona Zobaa, disse que o órgão foi escolhido por causa de um projeto na área de saúde no Egito executado com capital saudita.
“Nós fomos escolhidos também para ser gerentes-gerais da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimentos (Waipa) na região”, afirmou Zobaa à ANBA. O Egito teve forte participação no AIM, com apresentação dos atrativos do país para investimentos e estandes na feira que ocorreu paralelamente à conferência.
Após a chamada Primavera Árabe, em 2011, o Egito passou anos com baixa entrada de investimentos externos e escassez de dólares no mercado interno, até a realização de reformas econômicas e cambiais a partir do final de 2016. Segundo Zobaa, depois de 2011 o país vinha recebendo em média US$ 2 bilhões anuais em investimentos estrangeiros diretos, valor que subiu para US$ 8 bilhões no último ano fiscal.
O Egito aprovou uma nova lei de investimentos e anunciou uma série de projetos nas áreas de construção, turismo, indústria, mineração, infraestrutura e outras. O país tem atraído especialmente recursos de países do Golfo.