Cairo – O Egito inaugurou neste domingo (06) dois grandes empreendimentos religiosos, a mesquita Al-Fattah Al-Alim e a catedral Natividade de Cristo (foto acima). As duas obras foram inauguradas pelo presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, na nova capital administrativa do país, próxima ao Cairo. A Igreja Ortodoxa Copta, principal denominação cristã do Egito, comemora o Natal nesta segunda-feira (07), pois segue o calendário juliano.
Segundo informações do site do jornal egípcio Al-Ahram, a mesquita é a maior do país e tem capacidade para abrigar mais de 17 mil fiéis. É também uma das maiores do Oriente Médio. Já a catedral é a maior da região e pode receber 8,2 mil pessoas. Na ocasião, El-Sisi destacou que os muçulmanos e cristãos do Egito são um só povo.
As comemorações contaram com a participação do xeque da mesquita de Al-Azhar, Ahmed El-Tayyeb, principal autoridade muçulmana do país, do Papa Tawadros II, patriarca da Igreja Ortodoxa Copta, e do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas.
De acordo com o Al-Ahram, os cristãos representam de 10% a 15% da população de 104 milhões de pessoas do Egito.