São Paulo – O Egito avança no setor de aviação com o desenvolvimento do Terminal 4, no Aeroporto Internacional do Cairo, que tem como meta acomodar 30 milhões de passageiros por ano. A notícia foi publicada nesta segunda-feira (23) no site do jornal saudita Arab News.
O projeto “New Republic Air Gateway”, que inclui o terminal, deve reforçar as metas de turismo do país, melhorar a experiência dos viajantes e posicionar o Egito como um centro de aviação internacional. Neste ano, governo anunciou planos de envolver o setor privado na gestão do aeroporto. O Egito avançou 36 posições, para a 27ª colocação, na edição de 2024 do Índice de Infraestrutura de Transporte Aéreo.
O primeiro-ministro egípcio, Mostafa Madbouly, fez uma análise dos avanços do projeto em reunião com o ministro da Aviação Civil, Sameh El-Hefny. No encontro, Madbouly enfatizou a importância de criar instalações de classe mundial no aeroporto para acomodar o crescente número de viajantes.
As obras no Terminal 4 estão previstas para terminar em quatro a cinco anos, segundo o ministro da Aviação Civil. Ele também disse que há negociações com empresas internacionais especializadas em construção e gestão de aeroportos. El-Hefny citou o objetivo de que o terminal possa receber 30 milhões de passageiros por ano, mas disse que há potencial para uma expansão para 40 milhões de pessoas.
Em setembro do ano passado, a Cairo Airport Co. fez parceria com a Pangiam, uma empresa de tecnologia de comércio e viagens, e assinou dois acordos para desenvolver o novo terminal. Nos acordos está previsto o uso de tecnologia avançada. O terminal contará com uma pista de última geração.
Leia mais:
Turismo no Egito cresce 4,7% no primeiro semestre