Cairo – O Conselho de Exportação de Alimentos do Egito (FEC, na sigla em inglês) quer ampliar as vendas internacionais do setor no próximo ano. A principal meta é expandir os embarques para mercados como China e Brasil, para os quais as exportações ainda são fracas, com potencial para duplicar o volume nos próximos anos.
Em entrevista à ANBA, o presidente do Conselho de Administração do FEC, engenheiro Hany Barzy (foto acima), disse que a presença em novos mercados está no topo das prioridades em 2024. O FEC planeja estar presente em exposições especializadas na China e no Brasil a fim de que os produtos egípcios ganhem maior espaço.
Ele disse que o conselho pretende participar de uma série de exposições internacionais até o final deste ano, sendo a mais importante a Anuga, da Alemanha, e a WorldFood Istanbul, da Turquia. Também haverá presença na WorldFood Moscow, na Rússia, e está sendo planejada a ida para a Private Label e a Gulfood, em Dubai.
No primeiro semestre de 2023, o FEC participou da feira Gulfood com 118 empresas. A presença na Fancy Food Show, em Nova York, teve a participação de 38 empresas especializadas. Também foi organizada uma missão comercial ao mercado marroquino com 28 empresas de alimentos e embalagens.
Barzy disse que o Conselho de Exportação de Alimentos do Egito, em cooperação com a Autoridade Egípcia para Representação Comercial, que possui escritórios em vários países, não hesita em procurar novas oportunidades de exportação disponíveis para as empresas egípcias, especialmente em mercados promissores para os produtos locais. O FEC organiza missões comerciais também a países que não possuem feiras especializadas.
*Tradução do árabe de Georgette Merkhan