Nova Capital Administrativa – Trabalhadores começaram a instalar os trilhos no deserto a leste do Cairo para o primeiro trem de alta velocidade do país árabe, que ligará o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. Trata-se de uma das mais recentes tentativas de modernizar o transporte no vasto país árabe que é o Egito.
O ministro dos Transportes egípcio, Kamel al-Wazir, descreveu o projeto como um “novo Canal de Suez sobre trilhos”. A previsão de conclusão é 2028. O trem transportará passageiros e cargas por 660 quilômetros em apenas três horas.
A Linha Verde é o mais recente de uma longa lista de megaprojetos realizados pelo governo do presidente egípcio Abdel Fattah El-Sisi na última década, cuja grande projeto é a Nova Capital Administrativa, orçada em US$ 58 bilhões, a leste do Cairo.
O projeto de construção Linha Verde partiu da assinatura de um contrato de US$ 4,5 bilhões, em 2021, do Egito com um consórcio da qual faz parte empresa Siemens, da Alemanha. A Linha verde deve ser primeira de três linhas de alta velocidade no país.
As autoridades esperam que a rede de quase dois mil quilômetros transporte 1,5 milhão de passageiros diariamente. A atual rede ferroviária do Egito é usada por um milhão de pessoas diariamente e sofre com problemas de infraestrutura e manutenção.
A Linha Verde atravessará o norte do Egito, saindo de Ain Sokhna, no Mar Vermelho, e chegando a Marsa Matrouh, no Mar Mediterrâneo, cruzando cidades como a Nova Capital Administrativa e 6 de Outubro, onde fica o único porto seco do Egito.
Aposta em planejamento urbano
De acordo com o chefe da Autoridade Nacional de Túneis do Egito, Tarek Goueili, a nova rede ferroviária do Egito transportará 15 toneladas de carga por ano, um volume que significa 3% do trânsito do Canal de Suez no ano passado.
A Linha Verde também representa uma aposta em planejamento urbano para os idealizadores do projeto. “A linha de alta velocidade aliviará a pressão sobre a Grande Cairo e incentivará o surgimento de novos polos de crescimento”, disse Faical Chaabane, da empresa francesa Systra, responsável pela construção da linha.
Após a inauguração da Linha Verde, serão lançadas a Linha Azul, que seguirá a linha do rio Nilo conectando o Cairo a Aswan, e a Linha Vermelha, que ligará as cidades litorâneas de Hurghada e Safaga, no interior do país, a Luxor.
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