Silwan Abbassi*
Brasília – O ministro do petróleo do Egito, Sameh Fahmi, declarou que seu país tem interesse em ajudar o Sudão a desenvolver sua indústria petrolífera, de gás natural, petroquímica e de recursos minerais, segundo informações do jornal egípcio Al Ahram. O anúncio foi feito após encontro ontem (14) entre Fahmi e o ministro da Indústria do Sudão, Jalal Youssef, que estava acompanhado de uma delegação de empresários que buscam parcerias no setor petrolífero.
Os empresários sudaneses querem aprender com a experiência egípcia para desenvolver sua indústria do petróleo e gás. Além disso, eles querem que empresas Egípcias do setor, como a Petrojet, tenham atuação mais forte em seu país.
Na ocasião foi firmado um acordo para criar uma empresa egípcia para executar pesquisa e exploração no Sudão. Também ficou decidido que, na semana que vem, equipes egípcias especializadas no setor petrolífero vão visitar o Sudão para estudar as várias áreas passíveis de cooperação no desenvolvimento de projetos. O Ministro sudanês sugeriu até a criação de uma empresa do setor energético, a Egypt Dan, com capital de ambos os países para explorar os setores petrolífero e petroquímico.
*Tradução de Mark Ament