Sharm El Sheikh – A companhia aérea egípcia EgyptAir está estudando a instalação de um hangar ecologicamente correto para manutenção de aeronaves de grande porte. Estão sendo realizados estudos para o financiamento da obra e já está em andamento a seleção do local. O engenheiro Yehia Zakaria (foto acima), presidente da EgyptAir Holding Company, deu a informação em entrevista exclusiva à ANBA, na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP27), que ocorre no Egito.
Segundo o executivo, o local para a instalação do projeto está sendo escolhido entre duas opções. A primeira é o Aeroporto Internacional do Cairo e a segunda a Nova Capital Administrativa do Egito. Mas é provável, segundo estudos preliminares, que o hangar fique no Aeroporto Internacional do Cairo. Ele estima que o projeto comece a funcionar em três anos, após os estudos de viabilidade e a implantação.
Zakaria salientou que o novo hangar comportará cerca de três aeronaves de grande porte e também terá um espaço voltado para pintura de aviões. Quanto à oficina de motores da EgyptAir, ela funciona com alta eficiência e apresenta um crescimento em várias parcerias e cooperativas, segundo ele.
O executivo contou que a empresa desenvolveu um plano de desenvolvimento sustentável que prevê a redução nas emissões de carbono e a utilização de energia limpa, tendo em vista que a energia solar será gradualmente utilizada para operação dentro dos aeroportos do Egito.
Em relação ao voo direto entre Cairo e São Paulo, o presidente da EgyptAir disse que o estudo de viabilidade para a operação da linha foi concluído, tendo sido submetido à Presidência da República do Egito, de quem é aguardada uma decisão. Zakaria espera que um voo direto entre os dois países possa ser colocado em operação em um curto prazo.
*Tradução do árabe de Georgette Merkhan