São Paulo – Cairo, no Egito, e São Paulo, terão voos diretos semanais a partir de dezembro pela empresa EgyptAir, que começou a operar neste domingo (03) para o Aeroporto de Guarulhos (imagem acima). Até dezembro, os voos serão quinzenais, com partidas do Cairo nas noites de sábado e com partidas a partir de São Paulo às 4h das segundas-feiras. Os voos são charter e operados pela empresa Egypt Flights (filial da Master Flights) que, neste domingo, apresentou os detalhes da operação em Guarulhos.
De acordo com a diretora comercial da Master Flights, Marlene de Sousa, o anúncio do voo regular divulgado nos últimos meses já fez crescer a demanda de pessoas e empresas pelo voo direto entre as duas cidades. “Não tenho dúvida de que ele irá gerar impacto na relação comercial entre os países. Isso já começou a ocorrer porque empresas que têm funcionários do setor de tecnologia que trabalham com clientes do Egito já nos procuraram e demonstraram interesse neste voo. Acho que o turismo cultural e de lazer continuará a ser a principal proposta da rota, mas o turismo de negócios também ganha oportunidades”, disse Marlene. Ela afirma que, até hoje, os voos mais curtos entre São Paulo e o Cairo não eram feitos em menos de 19 horas com conexões. Agora, o trecho é preenchido em 12h30 sem troca de aeronave ou escalas.
A rota entre o Cairo e São Paulo será operada por um avião Boeing 787-9, o Dreamliner, com capacidade para 279 pessoas na classe econômica e 21 na executiva. Segundo Marlene, foi a adoção desta aeronave que permitiu a criação do voo, porque este avião é capaz de preencher a distância entre o Cairo e São Paulo sem paradas para reabastecimento. A tripulação da aeronave é da EgyptAir e a operação em solo é operada pela Swissport.
As agências de viagens parceiras da Egypt Flights podem negociar apenas a passagem aérea entre as duas cidades ou pacotes turísticos para o Egito. No momento, o único trecho vendido é entre São Paulo e Cairo. Mesmo assim, observou Marlene, já existe uma demanda grande de clientes da China, Rússia, Bielorrússia por fazer escala no Cairo para viajar ao Brasil. Ela disse que o primeiro voo para o Cairo, que parte nesta segunda-feira (04), tem ocupação de 68%. O próximo voo, com partida em 18 de setembro, está 71% ocupado.
O CEO da Master Fligths, Alfonso Martinez, afirmou na apresentação deste domingo que o novo voo representa a “realização de um sonho”, que se tornou possível com o desejo da EgyptAir de voar para o Brasil e com o apoio da Embaixada do Egito em Brasília. O diretor comercial do GRU Airport, João Pita, afirmou que esse voo é mais um exemplo da importância do Aeroporto de Guarulhos para a América do Sul. “Além da aviação clássica, devemos buscar mais modalidades de voos, como os voos charter, voos de verão, de inverno. E a Master Flights escolheu São Paulo porque acreditam que aqui vão rentabilizar o seu avião, aqui vão fazer negócios”, disse.
Atualmente, os voos regulares e diretos que conectam o Brasil aos países árabes são operados pela Qatar Airways, do Catar, e pela Emirates Airline, de Dubai. Da apresentação participaram o diretor do Departamento da Divisão de Voos Não Regulares da EgyptAir, Ahmed Ali, o secretário de Estado de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, e o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa.