São Paulo – Fabiana Dutra, mineira de Belo Horizonte, sempre soube que trilharia o caminho da Administração. Após concluir a graduação, passou por uma experiência com marketing, mas foi trabalhando na Fiat que encontrou seu verdadeiro eixo profissional: a gestão de pessoas.
“Eu sempre quis fazer Administração e a minha primeira experiência foi em uma empresa de telecomunicações na área de marketing e, dentro dessa empresa, tive a oportunidade de assumir a área de business monitoring dentro do planejamento comercial e financeiro”, relembra a brasileira.
Ali permaneceu por 13 anos, acumulando vivências internacionais que moldaram sua visão sobre cultura e comportamento corporativo. Depois, ao mudar de trabalho e assumir a diretoria da consultoria de engenharia Timenow, a função aprofundou seu olhar sobre operações, gestão de projetos e de pessoas.
No fim de 2022, sua trajetória deu um salto inesperado. Um cliente da Timenow, que tinha sede em Dubai, solicitou apoio para um projeto que envolvia levar brasileiros para trabalhar nos Emirados Árabes Unidos. Imbuída na ação, Fabiana ficou no país por duas semanas analisando leis trabalhistas, cultura local, práticas de gestão e a dinâmica dos projetos industriais.
A imersão revelou um cenário muito diferente do que ela imaginava. “Dubai se mostrou extremamente organizada, com forte cultura de planejamento e uma velocidade de execução incomparável. Depois dessa análise, tive certeza que o trabalhador brasileiro se adaptaria, porque ele tem capacidade multitarefa, é proatividade e conta com uma facilidade de adaptação”, explica Fabiana.
Após entregar o diagnóstico completo ao cliente, a mineira voltou ao ponto que a inquietava há muito tempo: a experiência do colaborador dentro das empresas. “Toda empresa nasce para resolver um problema, e eu queria resolver o problema da experiência do colaborador. Queria que essa experiência fosse a mais tranquila, tanto no relacionamento dele com chefe quanto com o ambiente onde estivesse, para que assim ele aumentasse a sua produtividade”, explica.
Criação da empresa e experiência internacional
Determinada a transformar essa realidade, Fabiana participou do programa executivo de Recursos Humanos na University of Michigan Stephen M. Ross School of Business. O passo seguinte foi a fundação da Elox Employee Experience, empresa criada com o propósito de redesenhar a jornada do colaborador desde o primeiro contato com a empresa até sua saída.
Hoje, a Elox atua em diferentes estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de algumas regiões do Nordeste, com projetos que duram entre três e 36 meses. Entre os serviços oferecidos estão design organizacional, identificação de entraves de performance e soluções completas de employee experience.
“A gente trabalha com toda a parte de experiência do colaborador, cultura de alta performance, estruturação de gestão estratégica de recursos humanos, laboratório criativo e design organizacional”, detalha Fabiana.
Os resultados, conta Fabiana, são claros: em um cenário global de queda de engajamento, as empresas que investem na jornada de seus colaboradores já percebem melhorias tangíveis em desempenho, pertencimento e retenção.
Durante sua passagem pelos Emirados, Fabiana também visitou uma empresa da Jordânia, onde passou três dias avaliando diferenças de gestão e operação. A vivência ampliou sua visão sobre negócios no Oriente Médio e confirmou o potencial da região para futuras parcerias.
“Meus planos até 2030 são ter uma base nos Estados Unidos e nos Emirados, além da Argentina na América Latina”, projeta a profissional. Nos Emirados, o projeto é voltado para Dubai.
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Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


