Kuwait News Agency*
Riad – Cerca de 90 mil galinhas morreram de gripe aviária em uma fazenda no distrito de Muzahmiya City, no oeste de Riad, capital da Arábia Saudita. A informação foi divulgada hoje (16) pelo Ministério da Agricultura do país árabe.
O ministro saudita da Agricultura, Fahad Balghunayim, informou, em nota à imprensa, que equipes foram formadas para tomar todas as medidas necessárias a fim de evitar que a doença se espalhe para outras fazendas da região.
Balghunayim disse que não existe ameaça aos derivados de frango na Arábia Saudita. De acordo com o ministro, esses produtos estão sob constante vigilância e inspeção. Ele ressaltou também que, assim como em todos os outros países onde houve casos de gripe aviária, a doença está sob controle.
O Ministério da Agricultura já havia anunciado ontem que 50 mil galinhas seriam mortas em uma fazenda no distrito de Kharj, também em Riad. Na fazenda, o teste para gripe aviária resultou positivo para 1,5 mil galinhas.
O ministério informou que todos os humanos que tiveram contato com as galinhas foram testados para gripe aviária e que todos os resultados foram negativos. Os cidadãos foram convocados a relatar qualquer caso suspeito de morte de aves.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum