São Paulo – A Embaixada da Palestina em Brasília recebeu nesta semana representantes do Rio Grande do Sul (foto acima), estado brasileiro que concentra a maior comunidade de palestinos e descendentes. Prefeitos, presidentes de associações de munícipios e deputados gaúchos estiveram com o embaixador Ibrahim Alzeben e falaram sobre os laços imigratórios e de amizade que unem a Palestina, o Brasil e o Rio Grande do Sul.
No encontro, entre os assuntos estiveram as boas relações do Brasil e Palestina e o papel das comunidades palestino-brasileiras. Alzeben falou ao grupo que os imigrantes e refugiados palestinos são muito trabalhadores e empreendedores corajosos e que por isso contribuíram decisivamente para o progresso econômico, social e cultural do Brasil e que este papel é ainda mais pujante no Rio Grande do Sul, onde há grande comunidade.
O embaixador pediu que além dos interesses no campo comercial e outros intercâmbios, se mantenha ativa a solidariedade brasileira ao povo palestino. Ele lembrou que dia 29 de novembro é Dia Internacional da Solidariedade ao Povo Palestino, instituído pela Organização das Nações Unidas e é importante que haja atividades alusivas à data.
Integraram o grupo os presidentes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (Progressistas), e da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul (Amfro) e prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello (Progressistas), além do deputado federal Afonso Motta (PDT) e o deputado estadual no Rio Grande do Sul, Frederico Antunes (PP).
Também participaram do encontro os prefeitos de Alegrete, Márcio Amaral (Progressistas); de Barra do Quaraí, Jaber Mahmud (PDT); de Itaqui, Leonardo Betin (PL); de Manuel Viana, Gustavo Medeiros (PDT); de Quaraí, Jefferson Pires (PSDB); e de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco (União Brasil). O encontro foi saudado por Read Barakat, empresário e presidente do Sindicato dos Lojistas de Uruguaiana.