São Paulo – A Embaixada do Líbano em Brasília, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores, vai lançar um fundo humanitário de apoio ao país árabe. O anúncio será feito durante evento no dia 3 de agosto, marcando também os dois anos da explosão que atingiu o Porto de Beirute, em 4 de agosto de 2020. Na foto acima, mercado em Trípoli, no Líbano.
O fundo terá o intuito de ajudar o povo libanês na reconstrução do país, que atravessa momentos difíceis economicamente. Durante o evento serão anunciadas mais informações, como a forma com que poderão ser feitas as doações. O fundo terá como presidente de honra o ex-presidente da República, Michel Temer, que estará presente no lançamento.
Segundo a organização, o evento também contará com a presença de outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de nomes importantes da comunidade libanesa no Brasil em diferentes estados do País.
A Embaixada reforçou que nos últimos anos, o Líbano vem enfrentando uma das piores crises dos últimos 150 anos, de acordo com relatório lançado pelo Banco Mundial. Além das dificuldades econômicas, o país enfrenta barreiras que surgiram com a pandemia de covid-19, com a crise de refugiados que levou milhares de sírios a buscar abrigo no Líbano, além da explosão no Porto da capital libanesa e da guerra entre Rússia e Ucrânia.