São Paulo – A Embraer anunciou nesta quinta-feira (24) que vai vender 47 jatos Embraer 175 para a Republic Airways Holdings Inc. A empresa irá operar rotas regionais nos Estados Unidos da American Eagle, subsidiária da American Airlines. Segundo informações da fabricante brasileira de aviões, o acordo inclui a opção de compra de outros 47 E175 em um negócio que pode chegar a US$ 4 bilhões.
Os aviões serão configurados para duas classes e terão capacidade para transportar 76 pessoas. Segundo a Embraer, a primeira aeronave será entregue ainda neste ano. O negócio, no entanto, está sujeito à aprovação do tribunal de recuperação judicial da American, que pediu concordata em 29 de novembro de 2011 para se reestruturar.
Em comunicado, o presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial, Paulo Cesar Silva, afirmou que a Republic será o primeiro comprador do E175 com novos recursos que reduzem o consumo e permitem que a manutenção seja feita em intervalos mais longos. As ações da Embraer chegaram a subir mais de 10% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Às 14h39, registravam alta de 9,02% e eram cotadas a R$ 15,95.