São Paulo – A Embraer e o governo brasileiro assinaram nesta terça-feira (20) em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, o contrato de compra, pelo governo, de 28 aviões KC-390 de transporte militar. O negócio, segundo comunicado da Embraer, é avaliado em R$ 7,2 bilhões e prevê a entrega de 28 unidades do avião entre 2016 e 2026, além de manutenção e fornecimento de peças.
O acordo foi celebrado pela Embraer e pelo comando da aeronáutica durante a inauguração do hangar em que ficará a linha de montagem deste avião. Da cerimônia participaram a presidente Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e representantes da Força Aérea Brasileira e da empresa.
O KC-390 é um avião militar desenvolvido em parceria entre a Embraer e a FAB, que segundo informações da Presidência da República investiu R$ 4,9 bilhões. O projeto deste modelo começou em 2009, mas ele ainda não entrou em operação. Segundo a Embraer, a primeira unidade de testes já está sendo montada. O KC-390 poderá ser utilizado para o transporte de tropas e de cargas, combate a incêndios florestais e reabastecimento em voo de outros aviões.
Segundo a Embraer, o contrato que prevê a venda do avião ao governo ainda depende se documentos extras para valer. Esses documentos deverão ser incluídos no acordo em até 90 dias,quando, então, a empresa irá incluir essa encomenda na sua carteira de pedidos. Ainda segundo o comunicado da Embraer, há intenções de compra de 32 unidades deste avião em outros países.