São Paulo – A fabricante brasileira de aeronaves Embraer fechou 2011 com 105 jatos comerciais e 99 executivos entregues, num total de 204 aviões, contra 246 em 2010. A empresa terminou o ano com US$ 15,4 bilhões em pedidos firmes em carteira, de acordo com nota divulgada nesta quarta-feira (11). Em 2010, os pedidos somavam US$ 15,6 bilhões.
Do total de jatos, 32 comerciais e 50 executivos foram entregues no quarto trimestre de 2011. Entre os comerciais, sete Embraer 175, dezoito 190 e sete 195. Já entre os executivos, 40 entregas foram de modelos leves e dez de aeronaves grandes.
A empresa tem ainda encomendas de seis Embraer 170, quarenta e seis 175, cento e sessenta e dois 190 e trinta e cinco 195, num total de 249 aeronaves comerciais regionais. A companhia vendeu 124 jatos dessa família em 2011, um crescimento de 28% em relação a 2010, segundo a nota.
Dos pedidos do ano passado, 45 foram feitos no último trimestre, sendo 15 pela BOC Aviation, de Cingapura, dez pelo CIT Group, dos Estados Unidos, e outros seis pela Gecas, também dos EUA. Todas são empresas de leasing de aviões.
Outras duas encomendas foram realizadas pela companhia aérea chinesa Hebei Airlines, que não voava com jatos da família 170/190. A brasileira Azul encomendou 11 aviões e a norte-americana Jetscape, um.
Em dezembro, a empresa brasileira concluiu a venda de 13 jatos executivos Legacy 650 para a chinesa Minsheng Financial Leasing e entregou para a Executive AirShare o primeiro jato executivo de pequeno porte Phenom 100 produzido na fábrica de Melbourne, nos Estados Unidos.
Ainda nos últimos dias de 2011, a Força Aérea dos Estados Unidos anunciou que a Embraer foi a vencedora em uma concorrência de US$ 350 milhões para o fornecimento de 20 modelos Supertucano. A assinatura do contrato, porém, foi suspensa porque uma empresa concorrente questionou o resultado da licitação.