São Paulo – A Embraer, fabricante brasileira de aeronaves inaugurou nesta quinta-feira (26), um novo núcleo de desenvolvimento de pessoas. O núcleo, em um complexo com dois prédios de três andares e auditório, se chamará Casimiro Montenegro Filho e fica na cidade de São José dos Campos. Ele servirá de local para formação, treinamento e desenvolvimento dos funcionários da empresa.
No local serão executados os programas de educação, treinamento e desenvolvimento da empresa. A intenção é, com o núcleo, otimizar os recursos investidos na área e a logística. As instalações contam com telões, projetores, salas de computadores, infra-estrutura para eventos, biblioteca e videoconferência, além de salas tradicionais. Serão feitos, na estrutura, cursos, palestras, levados adiante programas de formação, fóruns de debates e workshops.
Um dos prédios, que ainda será concluído, em agosto deste ano, servirá para o Programa de Especialização em Engenharia. Ele foi criado em 2001 para oferecer aos engenheiros da empresa especialização em aeronáutica, com um mestrado profissionalizante. Também há alas a serem inauguradas em 2009, como oficinas para treinamento em operação industrial.
“Nossa empresa é resultado de um modelo de desenvolvimento baseado na educação e no conhecimento, lançado pelo Estado brasileiro logo após a Segunda Guerra Mundial e levado a cabo, geração após geração, por homens de grande visão estratégica, envergadura moral e intelectual, começando pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, a quem temos a honra de dedicar nosso núcleo de desenvolvimento de pessoas”, disse o diretor-presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, na inauguração.
Casimiro Montenegro Filho foi um coronel aviador que teve colaboração decisiva na formação da indústria aeronáutica brasileira e também na formação de técnicos de alto nível da área. Já falecido, ele nasceu no Ceará em 1904. Casimiro era engenheiro pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e o criador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

