São Paulo – A Embraer anunciou no fim da tarde desta segunda-feira (29) que assinou um contrato de venda de 30 aviões do modelo E175 para a companhia aérea norte-americana United, formada em 2010 após a fusão da Continental Airlines com a United Airlines. O contrato prevê a opção de compra de mais 40 aviões do mesmo modelo. Se essa opção for concretizada a negociação pode somar US$ 2,9 bilhões pelo preço de tabela dos aviões.
De acordo com comunicado divulgado pela Embraer, a United vai utilizar seus aviões na frota da United Express, para voos regionais. Este modelo tem autonomia de voo de 3.706 quilômetros. Cada aeronave terá capacidade para 76 passageiros e a primeira entrega será realizada no primeiro trimestre de 2014.
O presidente de Aviação Comercial da Embraer, Paulo Cesar Silva, afirmou que a venda para a United “valida a estratégia” da Embraer de investir nos jatos da família E-Jet e reforça a antiga parceria da empresa brasileira com o cliente norte-americano. Já o vice-presidente da United, Jim Compton, afirmou que os novos aviões irão proporcionar um voo melhor para os passageiros e economia de combustível em relação às aeronaves de 50 lugares que a empresa está substituindo.