Da Agência Brasil
Rio – O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) pretende investir este ano aproximadamente US$ 40 milhões na promoção do Brasil no mercado internacional, com o objetivo de aumentar o número de turistas estrangeiros que visitam o país. No ano passado, a balança comercial do turismo apresentou superávit de US$ 351 milhões, ou seja, os turistas estrangeiros deixaram no país mais dinheiro do que os brasileiros gastaram nas viagens internacionais.
A informação foi dada pelo presidente da Embratur, Eduardo Sanovic, ao apresentar nesta segunda-feira (11) a empresários e agentes do setor o Plano Aquarela, criado para atrair mais turistas estrangeiros. O plano foi feito a partir de uma pesquisa com mais de seis mil pessoas em 18 países. De acordo com a pesquisa, 75% dos entrevistados que não conhecem o Brasil visitariam o país por causa das belezas naturais, principalmente da Amazônia e do Rio de Janeiro; e 52% por causa da alegria e cordialidade do povo brasileiro.
Segundo o presidente da Embratur, o plano vai permitir que as ações de promoção e comercialização dos produtos brasileiros no exterior sejam elaboradas a partir de dados concretos, científicos e técnicos, de modo a alcançar um desempenho superior ao dos últimos dois anos. "O Plano Aquarela é um instrumento por meio do qual vamos construir não apenas o ingresso de US$ 8 bilhões na balança comercial brasileira em 2007, como cumprir o maior de todos os desafios, que é chegar a 9 milhões de passageiros", disse.
O plano tem como estratégias promover seminários internos e de vendas de pacotes de turismo no exterior; promover feiras; captar eventos internacionais; promover caravanas de operadores estrangeiros, divulgar campanhas na mídia e implementar os escritórios internacionais de promoção de turismo, com a parceria da iniciativa privada.