São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos estão representados na Bienal do Livro do Rio de Janeiro pela Associação dos Editores dos Emirados (EPA, na sigla em inglês) e em um estande da Sharjah Book Authority (SBA). O país participa da mostra (que se encerra em 22 de junho) como parte dos objetivos de promover o contato entre diversas culturas e apresentar o seu papel “crescente” na publicação de livros e difusão cultural, segundo informações da agência de notícias estatal dos Emirados Árabes Unidos, WAM.
Como parte destes esforços de promoção cultural, os representantes do setor editorial dos Emirados estão realizando diversas atividades na América do Sul. A primeira delas ocorreu em maio, na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, na Argentina, e as outras etapas, durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Uma dessas etapas é a participação na mostra.
Outro compromisso da agenda ocorreu na terça-feira (10), com a participação na 6ª Jornada Profissional do Brazilian Publishers, projeto setorial de promoção no exterior de conteúdo editorial produzido no Brasil realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Também estiveram na programação das instituições dos Emirados nos dias 12 e 13 de junho as participações no Rio International Publishers Summit e no PublishHer Summit, que tem o objetivo de promover a presença das mulheres na liderança editorial, eventos organizados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Encontros para internacionalização do livro
Também nos dias 12 e 13, o projeto Brazilian Publishers realizou a jornada profissional, com encontros entre 43 editoras e órgãos representantes do setor livreiro convidados com o objetivo de alcançar US$ 900 mil em negociações de direitos autorais. Dessas editoras, 31 são brasileiras e 12, estrangeiras de Moçambique, França, Colômbia, Turquia, Inglaterra, Argentina, Portugal, Estados Unidos, Grécia e Emirados, representados nesta jornada, segundo o Brazilian Publishers, pela EPA e Ghaf Publishing.
Representante da EPA, Amira Budkara afirmou à WAM que participar dos eventos no Rio de Janeiro e em Buenos Aires é “um passo fundamental” para promover a literatura dos Emirados globalmente, pois eventos internacionais fornecem uma plataforma de colaboração, tradução, copublicação de livros e permite aos Emirados compartilhar “histórias árabes com públicos mais amplos”.