Emirates News Agency*
Nova York – Segundo o ministro do Setor de Desenvolvimento Governamental dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Bin Saeed Al Mansouri, seu país já cumpriu boa parte das Metas do Milênio.
No debate informal "Parcerias para Alcançar as Metas do Milênio: Analisando, Caminhando", na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Al Mansouri declarou que seu país tem usado suas receitas petrolíferas para promover desenvolvimento humano oferecendo serviços básicos como educação em todas as fases do aprendizado, saúde e assistência social.O ministro declarou que seu país conseguiu zerar o número de pessoas nos Emirados que vivem com menos de um dólar por dia ao mesmo tempo em que a renda per capita do país cresceu.
"A porcentagem de crianças com menos de cinco anos abaixo do peso está entre os níveis mais baixos do mundo. Alimentos estão disponíveis para todos e a porcentagem de pessoas sofrendo de desnutrição também é zero. Atualmente, 97% das crianças estão na escola, enquanto a taxa de alfabetização de jovens entre 15 e 24 anos de idade é de 95%", explicou o ministro.
Segundo Al Mansouri, 97% das meninas em idade escolar estão na escola e nos Emirados as mulheres continuam crescendo no mercado de trabalho, atualmente representando 22,4% da população economicamente ativa. No setor público as mulheres ocupam 66% dos postos de trabalho, entre eles 30% em elevadas posições executivas de tomada de decisão.
No país, a mortalidade de crianças com menos de cinco anos já foi reduzida em 60%, acima dos 50% estabelecidos nas Metas do Milênio, e a vacinação contra sarampo já alcança 94% das crianças em seu primeiro ano de vida.
*Tradução de Mark Ament

