Emirates News Agency*
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – Terminou ontem a primeira rodada de negociações para a assinatura de um possível acordo de livre comércio entre os Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos.
Segundo o ministro de Assuntos Financeiros e Industriais dos Emirados, Mohammed Khalfan bin Kharbash, as duas partes mostraram grande interesse em prosseguir com as conversas. Segundo o ministro, a real importância destas negociações é que elas permitem a melhoria e consolidação da parceria estratégica existente entre as nações.
Catherine Novelly, negociadora chefe no lado dos Estados Unidos, mostrou sua satisfação com o progresso das conversações. "A equipe dos Emirados está muito bem preparada. Estamos muito satisfeitos com o progresso das negociações até agora. Temos pontos de vista parecidos no que diz respeito às nossas economias. Nossas diferenças não são grandes nem insuperáveis," declarou.
Quando perguntado pela Emirates News Agency se o país espera reações adversas dos outros membros do GCC caso a zona de livre comércio seja aprovada, Kharbash declarou que o acordo "pode funcionar bem junto com a União Aduaneira do GCC". Entretanto, o ministro não descartou alguns desafios para que o acordo seja alcançado. "Sim, teremos desafios, mas há muitas soluções para eles," declarou.
As negociações para a formação da zona de livre comércio tiveram início na terça-feira (08), com 15 equipes de peritos buscando encontrar um ponto de vista comum para uma série de assuntos. A próxima rodada de negociações deve ocorrer em Washington em maio deste ano.
*Tradução de Mark Ament