São Paulo – A confiança do consumidor está crescendo nos Emirados Árabes Unidos. O país árabe voltou à lista dos 10 mercados mais otimistas do mundo, graças à melhoria econômica, de acordo com pesquisa do grupo Nielsen divulgada pelo site do jornal The National, do Catar.
De acordo com o mais recente levantamento da Nielsen, a pontuação dos Emirados em confiança do consumidor subiu 11 pontos, somando 103. O resultado mostra uma melhoria significativa entre os consumidores do país, cujo temor de um futuro econômico ruim tinha levado o país a cair para a 13ª posição na última pesquisa, divulgada há apenas quatro meses.
De acordo com o diretor administrativo da Nielsen em Dubai, Himanshu Vashishtha, os consumidores continuarão sendo cautelosos, mas deverão gastar mais em itens nos quais vinham economizando, como viagens, por exemplo.
“Não se trata de uma volta aos dias áureos dos Emirados, quando a confiança do consumidor chegava a 112 pontos, mas a situação se estabilizou”, disse Vashishtha. “As pessoas estão observando e esperando, e acreditam que estamos nos recuperando. Nós também acreditamos que estamos a caminho de uma recuperação”, afirmou o diretor.
Com o crescimento de 11 pontos, a pontuação do país ultrapassa novamente a marca dos 100 pontos, que representa neutralidade, e volta a ser positiva. A pesquisa, que ouviu 27 mil pessoas em 55 países no mês de março, contrasta fortemente com a opinião dos consumidores em dezembro do ano passado, mês em que o último levantamento foi feito.
Em dezembro, os habitantes dos Emirados receberam a notícia da moratória da estatal Dubai World, e a confiança do consumidor registrou a maior queda entre todos os países pesquisados.
No entanto, o anúncio da reestruturação da dívida da Dubai World e o retorno ao crescimento em vários setores da economia este ano melhoraram os ânimos dos compradores, explicou Vashishtha. “Há um certo grau de estabilidade nas multinacionais, elas estão voltando a crescer, começando a contratar e a investir na região”, afirmou ele.
Para Philippe Dauba-Pantanacce, economista sênior do banco Standard Chartered em Dubai, o retorno da confiança do consumidor nos Emirados não é surpresa. “Muitos indicadores apontam para uma recuperação gradual no país”, ele disse. “O comércio e as exportações cresceram 15% no primeiro trimestre, o número de vagas de emprego subiu até 20% em determinados setores, e o tráfego de passageiros em vôos internacionais continua crescendo fortemente”, continua o economista.
Ainda segundo Pantanacce, dados do Banco Central dos Emirados mostram que o varejo também voltou a crescer, e o preço do petróleo, que voltou a subir, também contribui para aumentar a confiança porque mostra que a renda no país como um todo está crescendo.
Em nível mundial, a confiança do consumidor passou de 86 pontos, há seis meses, para 92, uma tendência que reflete a recuperação do varejo no mundo, segundo a Nielsen. Com o aumento do otimismo observado na pesquisa, conduzida entre 08 e 26 de março, a pontuação mundial teve seu nível mais alto desde o terceiro trimestre de 2007.
O país mais otimista é a Índia, com 127 pontos, seguida por Indonésia, com 116 pontos, Noruega, com 115. As nações mais pessimistas foram Lituânia, com 46 pontos, Croácia, com 48, e Portugal, com 51.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum