São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos inauguraram, na quarta-feira (17), seu Centro de Inovação Agrícola. Localizado no emirado de Sharjah, o centro irá promover pesquisas científicas e parcerias para desenvolver a agricultura do país. As informações são da Emirates News Agency (WAM).
De acordo com Rashid Ahmed Bin Fahad, ministro do Meio Ambiente e da Água, que esteve na inauguração do local, o centro é parte da estratégia do ministério para fortalecer a segurança alimentar no país e promover a sustentabilidade da produção local.
Segundo a WAM, Fahad disse ser imperativo manter os trabalhos de pesquisa do país sobre agricultura na direção da ciência avançada e do desenvolvimento tecnológico para que se descubram novas dimensões para a agricultura local.
O ministro afirmou ainda que a indústria de pesquisa é um pilar fundamental para o desenvolvimento geral do país, indicando que o centro será destinado a promover avanços agrícolas e manter a sustentabilidade do setor por meio da integração da inovação no campo e da pesquisa agrícola.
O centro também trocará expertise com centros de pesquisas regionais e internacionais. O objetivo é também colaborar com organizações internacionais, autoridades e especialistas como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (Icarda). Ele também participará de estudos conjuntos sobre segmentos agrícolas locais, como pesquisa sobre o efeito de múltiplos níveis de salinidade na produção de algumas colheitas tolerantes ao sal.