Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Os Emirados Árabes Unidos pretendem ampliar sua produção petrolífera dos atuais 2,7 milhões de barris ao dia para 3,5 milhões de barris ao dia até 2009, segundo informa o Ministro da Energia do país, Mohammed bin Dhaen Al Hameli.
Al Hameli, que também é o atual presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), fez esta declaração durante um encontro com jornalistas norte-americanos. Ele explicou que a oferta petrolífera está atualmente maior do que a demanda e atribuiu os aumentos nos preços da commodity a tensões em algumas áreas de produção, especulação e falta de capacidade de refino em alguns países.
Conforme informado pela ANBA em abril, os Emirados têm um plano produzir 5 milhões de barris de petróleo por dia até 2014. "O setor petrolífero nos Emirados tem caminhado a passos largos nos últimos anos. Nossa produção atual supera os 2,5 milhões de barris ao dia e pretendemos ampliar este total para mais de 5 milhões nos próximos anos", segundo informou na época Abdullah bin Zayed Al Nahyan, Ministro das Relações Exteriores do país árabe.
*Tradução de Mark Ament, com informações da redação da ANBA