São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos têm inscrições abertas para interessados em realizar a curadoria do pavilhão do país na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura na Bienal de Veneza, que ocorrerá de maio a novembro de 2023. As informações foram divulgadas na agência de notícias Emirates News Agency (WAM). Na foto acima, pavilhão dos Emirados na edição 2021 da exposição.
Podem concorrer curadores ou equipes curatoriais de arquitetos, designers, artistas, historiadores e pesquisadores que trabalharam ou estudaram nos Emirados Árabes Unidos ou no Oriente Médio, Norte da África e Sul da Ásia (Menasa). As candidaturas devem ser feitas até dia 31 de outubro de 2021, meia-noite nos Emirados.
Para concorrer é preciso enviar uma proposta conceitual para o pavilhão na exposição em Veneza, explorando o aspecto intrigante da arquitetura ou do ambiente construídos nos Emirados Árabes Unidos que contribui para a compreensão e o discurso em torno da prática arquitetônica local, regional e internacional. Os finalistas selecionados serão convidados a apresentar uma proposta completa para a segunda rodada do processo.
“A curadoria da exposição 2023 do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos apresenta uma oportunidade de compartilhar uma história inédita do país através das lentes dos arquitetos na vanguarda do discurso e da cultura contemporânea internacional”, disse a diretora-executiva da Fundação Salama bint Hamdan Al Nahyan, disse Angela Migally, encarregada do Pavilhão Nacional dos Emirados Árabes Unidos.
Podem se inscrever tanto cidadãos dos Emirados Árabes Unidos como pessoas que apenas residem no país e candidatos internacionais. De acordo com as informações publicadas na WAM, quem vive ou trabalha nos Emirados ou equipe com um membro que resida no país terão preferência. Se a proposta for grupal, é preciso nomear o líder.
Na Exposição de Arquitetura da Bienal de Veneza 2021, que está ocorrendo desde o final de maio, o tema do pavilhão dos Emirados foi Wetland, destacando as possibilidades de como o sal e os compostos minerais encontrados nas salinas dos Emirados estão inspirando o desenvolvimento de materiais de construção renováveis.
Mais informações para candidaturas aqui.