Alexandre Rocha
São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos têm interesse em comprar aviões da Embraer. Hoje (08) à tarde o xeque Sultan Bin Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, segundo na linha de sucessão do país e presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Abu Dhabi, reuniu-se com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quando manifestou essa possibilidade. "Eles têm interesse, e nós tínhamos interesse em apoiar toda a visita à Embraer, por causa de possibilidades comerciais de vendas de aviões da empresa. Ele (Al Nahyan) foi à Embraer ontem (07)", disse o secretário de Economia e Planejamento do Estado, Andrea Calabi, que participou da reunião.
De acordo com o secretário, o xeque e membros de sua comitiva falaram em possibilidades de negócios envolvendo tanto aviões comerciais, quanto militares. Na seara da aviação comercial, Calabi disse que Nahyan e sua comitiva "mencionaram" a possibilidade de comprar unidades do Embraer 190, que faz parte de uma nova família de jatos regionais da empresa.
O avião tem capacidade para carregar até 108 passageiros e deverá fazer seu vôo inaugural ainda este ano. A primeira entrega do modelo está prevista para 2005. "São os equipamentos que os interessam mais", afirmou o secretário. Contatada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Embraer informou que a empresa não comenta o assunto.