Da redação*
São Paulo – Devido à falta de gás natural no país, os Emirados Árabes Unidos decidiram transferir para a geração elétrica cerca de 50% do gás natural que seria injetado em poços petrolíferos para ampliar a produção do país, segundo informou a agência de notícias Reuters.
De acordo com o Ministério da Energia dos Emirados, o consumo de gás no país é cíclico. Com o aumento das temperaturas nos países do Golfo, durante o verão, cresce a demanda por energia elétrica, pois é ampliado o uso de condicionadores de ar. Os Além de usar gás natural na geração de energia, os Emirados também injetam o produto em seus reservatórios petrolíferos para manter equilibrada a pressão neles e maximizar a produção petrolífera.
O ministério da Energia dos Emirados não informou o volume de gás que será removido da produção petrolífera, mas estima-se que o país use cerca de 34 milhões de metros cúbicos de gás para injeção por dia, dos quais cerca de 17 milhões de metros cúbicos serão transferidos para a geração elétrica.
Atualmente os Emirados produzem entre 2,58 milhões e 2,6 milhões de barris de petróleo ao dia, segundo informou o ministro do petróleo dos Emirados, Mohamed Bin Dhaen Al Hamili.
*Tradução de Mark Ament